Esse mês de abril, o Clube Meu Equilíbrio está focando no tema bondade. Bondade não somente com o próximo, mas consigo mesmo. Confira no Instagram.
Até recentemente, a maioria das pessoas pensava em se manter saudável em termos de opções de estilo de vida , como somente dieta, exercício, sono e visitas ocasionais ao médico. Embora tudo isso faça parte dos pilares para o bem-estar, como falamos aqui no Clube Meu Equilíbrio, uma ampla pesquisa mostra que o que acontece em hospitais e clínicas é que a gentileza é fundamental para a saúde física e imunidade.
No final da década de 70, pesquisadores nos Estados Unidos, em Geórgia, estavam tentando entender a relação entre dieta e saúde do coração. Então, o cientista Robert Nerem, e sua equipe projetou um experimento pragmático: eles deram a coelhos quase geneticamente idênticos a mesma dieta rica em gordura. No final do estudo, a equipe esperava que todas as medidas de saúde fossem as mesmas para todos os coelhos.
Surpreendentemente, um grupo teve marcadores de saúde muito melhores (60% melhores, de fato) do que os outros. Não havia uma explicação biológica clara para a diferença. Acontece que a diferença estava nos pesquisadores. Parecia que os coelhos que se saíam melhor eram todos cuidados pela mesma pesquisadora, que era particularmente gentil e atenciosa. Ela não estava apenas alimentando a ração de coelhos. Ela os pegava, acariciava e conversava com eles. Em outras palavras, ela praticava a bondade com os pequenos. Então a equipe repetiu o experimento, mas desta vez com condições rigorosamente controladas e obteve os mesmos resultados surpreendentes. A bondade fez toda a diferença .
Como a bondade afeta a saúde.
Desde o estudo de Nerem, quatro décadas de pesquisa populacional mostraram que nosso mundo social é o principal determinante de nossa saúde. Enquanto isso, um bom atendimento médico provavelmente representa apenas 10 a 20% do nosso estado geral de saúde . Como descreve, a autora Kelli Harding, no seu livro, The Rabbit Effect , "O efeito de coelho", a maior parte da nossa saúde é determinada pela forma como somos tratados em nossas vidas cotidianas em casa, nos relacionamentos, nos locais de trabalho, nas escolas, nos bairros e na comunidade em geral.
A bondade influencia a saúde e retarda o envelhecimento em um nível celular microscópico. Por exemplo, o contato físico de boas-vindas, como um abraço de apoio de um ente querido, libera uma cascata de hormônios do bem-estar, como a ocitocina e a serotonina. Também protege contra infecções. Um estudo expôs 400 voluntários saudáveis ao vírus do resfriado e descobriu que aqueles que recebiam abraços diários tinham 32% menos chances de adoecer . Mesmo aqueles que ficaram doentes, mas receberam abraços, não ficaram tão doentes por tanto tempo.
As relações positivas amortecem o estresse, que melhora o funcionamento imunológico, a pressão arterial, o humor e a recuperação após uma lesão.
Assim como as relações positivas reduzem o cortisol, a inflamação e a dor, sabemos que a solidão crônica é um fator de risco significativo para a doença. Aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames e morte prematura e é um fator de risco tão significativo para a saúde quanto fatores de risco bem estabelecidos, como tabagismo, alcoolismo, pressão alta ou obesidade.
Como praticar mais bondade na sua vida?
Diga "obrigado".
Pense em um momento em que alguém foi inesperadamente gentil com você. Talvez tenha sido um amigo ao seu lado quando você precisava de um, ou um colega que apoiasse seu trabalho sem esforço, ou um bolo de uma vizinha quando você estava doente. Pense em como a gentileza faz você se sentir - provavelmente cuidado, apoiado e amado. Agora considere agradecer por essa gentileza por meio de um texto, chamada ou nota escrita a mão.
Uma atitude de gratidão é uma das maneiras mais rápidas de fortalecer seus relacionamentos em casa, trabalho, escola e além. Além disso, os efeitos colaterais podem incluir sono melhorado , melhor bem-estar, inflamação reduzida e açúcar no sangue ainda mais baixo .
Seja intencional em agradecer às pessoas que o ajudam ao longo do dia, incluindo taxistas, garçons, funcionários de custódia e caixas. Seu trabalho duro muitas vezes não é reconhecido.
Seja presente.
Estamos em um relacionamento sem precedentes com a tecnologia. E o tempo gasto olhando para um smartphone no que poderia ser o tempo gasto olhando nos olhos de outro ser humano. Portanto, seja intencional em se conectar com outras pessoas ao seu redor. Embora isso possa significar seu parceiro ou filhos, as evidências sugerem que todo contato social conta para aumentar a felicidade .
Portanto, não deixe passar a oportunidades de se conectar com as pessoas ao seu redor. Embora isso possa significar deixar o telefone mais intencionalmente no jantar, também pode incluir iniciar uma conversa com um vizinho, a pessoa próxima a você na fila ou um colega de trabalho. Quando você faz questão de construir relacionamentos positivos com as pessoas ao seu redor, faz com que seu bairro, escola ou local de trabalho pareça um lugar mais gentil e mais favorável. Pequenas ações contam.
Faça voluntariado
Fazer o bem nos ajuda a nos sentir bem. Estudos mostram que os voluntários vivem mais. Por exemplo, adultos acima de 65 anos que se voluntariaram com duas ou mais organizações tiveram um risco significativamente reduzido de morte em comparação com colegas não voluntários. As evidências mostram que as pessoas que se voluntariam regularmente também são mais fortes, mais afiadas e mais felizes. Aqueles que relatam participar por motivos altruístas parecem receber um impulso extra na saúde. Isso pode estar relacionado a evidências que mostram que cultivar significado, sentir-se útil e ter um propósito sensorial também impulsionam nossa saúde física e mental. Além disso, o esforço para fazer uma diferença positiva no mundo está associado à redução do risco de ataques cardíacos e derrames . Então encontre algo que faça você se sentir bem e tente!
Comece com você.
Nosso mundo social é dinâmico. Suas ações gentis iluminam o dia de outra pessoa que pode iluminar o dia de outra pessoa e assim por diante. A bondade cria um efeito cascata do bem.
Todos participamos desse sistema interativo de fluidos durante todos os momentos de nossas vidas. O abraço que você dá a seu parceiro pela manhã pode afetar a maneira como eles tratam outro motorista no caminho do trabalho, o que pode afetar a maneira como essa pessoa trata um colega de trabalho no escritório. Por sua vez, esse colega de trabalho pode estar com um melhor humor em casa com sua família naquela noite e afetar o quão bem seus filhos dormem naquela noite. Cada pequena decisão de ser gentil pode aumentar o bem-estar ou agravar os níveis de estresse em nós e nos outros. E está sob nosso controle.
Praticar a bondade tem virtudes por si só. Mas é ótimo saber que a bondade também é a escolha saudável. Então pense em procurar um amigo hoje que possa precisar de algum apoio extra.
Comments