Já faz um tempo que eu tenho tocado nesse assunto e nunca é demais relembrar. Você já respirou hoje? Esquecemos constantemente o quão importante é a respiração adequada. Normalmente, só focamos na respiração quando estamos ofegantes precisando de mais oxigênio durante atividades físicas fortes - como correr ou algum um esporte, ou quando somos guiados a ficar mentalmente quietos - por exemplo, durante a meditação ou quando tomamos consciência de nossas inspirações e expirações na aula de ioga.
Mas a respiração adequada garante que recebamos o tempo todo, mais oxigênio em nosso sistema, o que ajuda a nos manter mais equilibrados, calmos e menos aptos a procurar estímulos externos, como alimentos desnecessários ! Aqui coloco abaixo uma lista de alguns dos benefícios de ter consciência da respiração completa.
1. Respiração aumenta energia
O oxigênio é o recurso natural mais essencial exigido por nossas células. Podemos ficar sem comida por até 40 dias e sem água por 3 dias, mas podemos morrer depois de alguns minutos sem respirar. Do ponto de vista puramente físico, a respiração é igual à vida.
2. Respiração melhora o sistema respiratório
Um dos benefícios da respiração profunda é que ajuda a liberar a tensão no diafragma e nos músculos respiratórios primários, aliviando muitos problemas respiratórios de longo prazo, como asma e falta de ar. Abre o tórax, liberando a tensão dos músculos intercostais e ao redor da escápula, eretores da coluna vertebral e trapézio, permitindo uma postura mais relaxada.
3. Respiração acalma o sistema nervoso
A respiração profunda ativa o sistema nervoso parassimpático, levando-nos a um estado relaxado. Funciona de maneira oposta ao sistema nervoso simpático, que estimula atividades associadas à resposta de luta ou fuga.
4. Respiração fortalece o sistema linfático
O sistema linfático depende da gravidade, do movimento muscular e dos benefícios da respiração para continuar fluindo, para que o corpo possa ser limpo. A respiração profunda pode desempenhar um papel importante na proteção do corpo contra bactérias, vírus e outras ameaças à nossa saúde.
5. A respiração libera a tensão muscular
Quando estamos estressados ou experimentamos sentimentos desconfortáveis, como raiva ou dor, nossa respiração se torna superficial e nossos tecidos musculares se contraem. A respiração profunda ajuda a liberar isso.
6. Respiração melhora o sistema cardiovascular
A respiração diafragmática profunda tonifica, massageia e aumenta a circulação no coração, fígado, cérebro e órgãos reprodutivos. Em um estudo de pacientes com ataque cardíaco, 100% dos pacientes eram respiradores torácicos cuja respiração envolvia muito pouco diafragma ou expansão da barriga. Outro estudo constatou que pacientes que sobreviveram a um ataque cardíaco e que adotaram um regime de exercícios e treinamento respiratório experimentaram uma redução de 50% no fator de risco de outro ataque cardíaco nos cinco anos seguintes.
7. Respiração eleva o sistema digestivo
Os benefícios de uma respiração mais profunda incluem o aumento do fluxo sanguíneo no trato digestivo, o que incentiva a ação intestinal e melhora a digestão geral, aliviando a síndrome do intestino irritável e a constipação. Além disso, uma respiração mais profunda resulta em um sistema nervoso mais calmo, que por sua vez melhora a digestão .
8. A respiração afeta nosso estado mental
A qualidade da nossa respiração ajuda a relaxar a mente e aprimora a capacidade de aprender, focar, concentrar e memorizar. O cérebro requer uma grande quantidade de oxigênio para funcionar e o aumento da ingestão de oxigênio nos ajuda a obter clareza e a nos sentirmos aterrados e produtivos. Também alivia o estresse, ansiedade, depressão e padrões negativos de pensamento. Os benefícios de respirar adequadamente podem nos ajudar a superar padrões viciantes de comportamento e distúrbios alimentares, além de acender a criatividade e a paixão.
9. A respiração nos faz parecer jovens
É uma verdade universal que um rosto feliz é mais bonito que um estressado ou com raiva. Notícias ainda melhores: respirar profundamente retarda o processo de envelhecimento, aumentando a secreção de hormônios antienvelhecimento! Ao reduzir o estresse, melhora o humor, elevando os níveis de serotonina e endorfinas.
Agora depois de saber de tudo isso, faça o teste e me responda: Você notou que estava respirando mais superficialmente do que imaginava? E você percebeu o quão mais calmo e melhor em geral se sentiu quando começou a desacelerar conscientemente sua respiração?
Com amor,
Referência:
Livro: And Breathe, The Complete Guide to Conscious Breathing, de Rebecca Dennis.
Comments