Você sabia que a alimentação afeta como vamos sentir nosso ciclo menstrual ?
Já sabemos que alimentação tem a ver com saúde física e mental. Nossos hábitos alimentares refletem em nosso sistema imunológico, na nossa recuperação e na probabilidade de desenvolver certas doenças, por exemplo.
Se alimentar vai muito além de simplesmente ingerir calorias, envolve nutrição, bem-estar, prazer e sentimento de pertencimento social e cultural.
Vários nutrientes estão relacionados ao funcionamento do nosso intestino e cérebro e sim, uma alimentação desbalanceada afeta a forma como pensamos e lidamos com nossas emoções!
Fase folicular (antes da ovulação, após a menstruação): Alcachofra, brócolis, cenoura, salsa, ervilha, vagem e abobrinha;
Fase ovulatória: Espargos, couves de Bruxelas, acelga, escarola, cebolinha, espinafre;
Fase lútea (antes de menstruar): Couve-flor, couve, cebola, nabo, rabanete, abóbora, batata doce
Segunda semana lútea/ TPM: Cálcio, zinco e magnésio. Fontes de origem animal, vegetais e folhas verde-escuras, castanhas, levedura de cerveja e sementes de abóbora;
Vitaminas do complexo B. As vitaminas do complexo B como semente de girassol, gema de ovo e folhas verdes ajudam no bem estar e na dor de cabeça.
Alimentos triptofano, como bananas, chocolate amargo e grão de bico. Isso ajuda na produção de serotonina, o hormônio do prazer que falta muito nesses dias.
Para cólicas menstruais: Evite frituras, álcool, açúcares e cafeína antes de menstruar. Esses alimentos intensificam as cólicas e desconfortos.
Fase menstrual : Beterraba, couve, alga marinha, cogumelos, peixes.
Com amor e afeto!
Comentários